quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

UMECTAÇÃO CAPILAR

O que é umectação capilar?

Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo com óleos! Por isso, a umectação entra na etapa da Nutrição do cronograma capilar. O cabelo cacheado é naturalmente ressecado, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo. Portanto, precisamos dar uma forcinha. Além disso, a massagem auxilia no crescimento do cabelo.
Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.
A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Qual óleo devo usar?

Na hora de escolher o óleo usado na umectação, é fundamental que ele seja vegetal, ou seja, o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta).
Azeite de Oliva Extra Virgem: é o queridinho de 9 entre 10 cacheadas e eu me incluo nessa! É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
  • Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar.
  • Óleo de Rícino (mamona): muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele é outro queridinho entre as cacheadas, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Confesso que não percebi diferenças na limpeza e no crescimento do cabelo, mas só o usei uma vez.  Ah, o cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos. Dica: misturar o óleo de rícino com essência de sua preferência, para disfarçar o cheiro do óleo.
  • Óleo de Coco: Nunca usei, mas é o primeiro óleo da minha lista de desejos. Só vejo elogios, do cheiro aos benefícios para o cabelo. Quando testar conto para vocês! Update: Comprei e já usei algumas vezes e é realmente muuuito bom! Paguei cerca de 30 reais no Óleo da marca Ducoco e dura bastante. Então o custo/benefício é interessante. Porém, o azeite de oliva ainda continua sendo meu queridinho para umectação.
  • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Nunca usei o óleo, apenas bati o fruto com creme de hidratação e o resultado é maravilhoso!
  • Óleo de Coco com Cenoura: Esse óleo você pode fazer em casa com uma cenoura e um pouco de óleo de coco.
 
 
  • Como fazer a umectação?

    A umectação pode ser feita de dois modos:
    1-    Dormir com o óleo no cabelo: aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca e enxaguar na manhã seguinte: essa forma faz com que o óleo age mais no cabelo.
    2-    Passar no cabelo antes da lavagem (pré-poo): Aplicar o óleo no cabelo, deixar agir pelo tempo que for possível e enxaguar. É bem mais prático do que a primeira opção e melhora muito o aspecto do cabelo. Pode colocar o cabelo na touca enquanto espera.
  • Os óleos (com exceções) não penetram os fios, portanto a cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantem a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode estar sujo!
  • Você pode potencializar mais ainda sua umectação esquentando o óleo antes da aplicação, pois o calor faz com que os nutrientes selem muito mais o fio. Mas, atenção, esquente em banho maria ou no micro-ondas o suficiente apenas para amornar o óleo.
 
Paula Luz
Cachos In Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário